Botox | Ageclin Odonto Center

Conhecida popularmente como botox, a toxina botulínica tem ganhado cada vez mais espaço nos consultórios odontológicos. Isso porque, desde o final de 2016, os cirurgiões-dentistas estão autorizados pelo Conselho Federal de Odontologia a usarem a toxina em seus pacientes, tanto para fins terapêuticos (como já era permitido) quanto estéticos em praticamente toda a face.

Na prática, o dentista pode atuar em toda a face em procedimentos estéticos não cirúrgicos e até a altura das sobrancelhas em procedimentos clínico-cirúrgicos.

Para pacientes com queixa de sorriso gengival, além de alguns tipos de assimetrias faciais, o botox age proporcionando equilíbrio muscular e estético. A substância também pode trazer ainda mais benefícios, como no caso de pacientes com dores orofaciais de origem muscular e apertamentos dentários. Neste caso, os problemas podem ser controlados com o botox, diminuindo as dores e disfunções na mandíbula.

A aplicação mais comum é no tratamento do bruxismo, que se caracteriza pelo ranger dos dentes durante o sono. O procedimento é feito com a aplicação da toxina no masseter, um dos músculos da face, diminuindo a tensão. Desta forma, o tecido não tem força para promover o atrito entre os dentes. Outros problemas que podem ser tratados com o botox, além do sorriso gengival, bruxismo e dores citadas são: distonia, disfunções da ATM e sialorreia (produção excessiva de saliva).

A toxina botulínica bloqueia a liberação de um químico chamado acetilcolina, neurotransmissor que transporta mensagens entre o cérebro e as fibras musculares, impedindo o impulso nervoso, não importando onde seja esse músculo ou onde seja o estímulo nervoso. O que varia é o local de aplicação e a dose. Sua atuação começa quatro dias depois e sua ação diminui com o passar do tempo. Por isso, são necessárias novas aplicações num intervalo entre 90 dias e seis meses.

A vantagem desse recurso é que não há quase nenhuma contraindicação. Somente intolerantes à lactose e com alergia à toxina botulínica e albumina precisam evitá-lo, assim como gestantes ou mulheres que estejam amamentando e pessoas com doenças musculares, neurodegenerativas, autoimunes ou que estejam fazendo uso simultâneo de antibiótico aminoglicosídico, que pode potencializar a ação da toxina.

Na Ageclin Odonto Center, o tratamento é realizado com os melhores profissionais do mercado e com materiais de qualidade e legalizados, e a aplicação do botox é analisada pelos dentistas caso a caso. Agende uma avaliação e aproveite os benefícios da toxina botulínica!

AGENDE AGORA MESMO!

 Entre em contato e deixe seu telefone que entraremos em contato com você!

©  Ageclin Odonto Center