Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que atua na prevenção, interceptação e correção dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada, proporcionando uma aparência mais agradável e dentes mais saudáveis. Também estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente, e seus desvios.

A Ortodontia Preventiva se fundamenta na prevenção de possíveis problemas que podem ser percebidos em crianças durante o seu crescimento ósseo facial e durante o início das trocas dos dentes de leite. Na Odontologia Interceptiva, o foco é interromper a formação do problema, planejando uma forma de interceptar a complicação. Já a Odontologia Corretiva consiste na correção do problema já instalado, sendo mais comum em adultos ou adolescentes entre 16 e 18 anos. A principal função do tratamento, neste caso, é restabelecer a oclusão dentária, que é essencial para a correta mastigação, por exemplo. Outros problemas relacionados à respiração, deglutição, fala e Articulação Temporomandibular (ATM) também são evitados.

 

No entanto, você só vai saber se deve ou não realizar um tratamento ortodôntico por meio de uma avaliação de um dentista especializado. Por isso, é fundamental que se faça uma avaliação com um profissional qualificado, que fará um tratamento adequado e bem planejado, como ocorre na Ageclin Odonto Center.

 

O tratamento será definido após a análise de uma série de fatores que trazem o correto diagnóstico, como um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso dos dentes e fotografias e radiografias especiais.

 

Aparelhos

Para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular, são utilizados diversos tipos de aparelhos, tanto fixos quanto móveis. Eles funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. No entanto, o procedimento ortodôntico mais eficaz será determinado de acordo com a gravidade de seu problema após avaliação do profissional.

Os aparelhos fixos são os mais comuns e consistem de bandas, fios e braquetes. As bandas são fixadas em volta de um ou mais dentes e utilizadas como âncoras para o aparelho. Os braquetes (plásticos, metálicos ou cerâmicos) são presos na parte externa do dente. Já os fios passam através dos braquetes e são ligados às bandas.

Estes aparelhos são, geralmente, apertados a cada mês para obter os resultados esperados, que podem ser observados no decorrer de alguns meses e até anos, dependendo do caso. Hoje, os fixos também são mais leves, menores e apresentam menos metal.

No caso dos aparelhos móveis, eles são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista.

Conheça os tratamentos ortodônticos da Ageclin Odonto Center e conquiste um sorriso mais alinhado e bonito. 

AGENDE AGORA MESMO!

 Entre em contato e deixe seu telefone que entraremos em contato com você!

©  Ageclin Odonto Center